Cozinha Experimental
A cozinha é mais que um lugar para se alimentar; é um lugar para se permitir conhecer, fazer e experimentar alimentos saudáveis, deliciosos. Para que os alunos da educação infantil possam encarar a aula de culinária como diversão e não como dever, fazemos desta atividade um momento prazeroso, apesar de ser de muita concentração e disciplina.
A Cozinha Experimental tem como meta desenvolver o hábito de uma alimentação saudável, mostrando para as crianças a origem do alimento e seu valor nutricional. Além disso, propõe:
· Compreender conteúdos e desenvolver habilidades;
· Trabalhar de formas multidisciplinares diversos conteúdos escolares;
· Elevar a autoestima do aluno;
· Trabalhar em equipe
· Aprender bons modos à mesa;
· Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares;
· Aprender a experimentar;
· Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, desenvolvendo a coordenação motora.
Orientação: Antes de colocar a mão na massa, a criança trabalha a origem do ingrediente da receita, a data de validade, como devem ser armazenados os alimentos, e principalmente os cuidados que devem tomar na cozinha e a higienização das mãos e dos utensílios usados.
Apresentação: Depois de conhecer os ingredientes, são apresentados os utensílios a serem usados. Neste momento é trabalhada a leitura e a escrita da receita, para finalizar a execução da mesma (turmas Pré-escola).
Degustação: Neste momento, as crianças ficam mais receptivas a experimentar o alimento, porque os coleguinhas também estão. Ao experimentar, percebem que gostam de um determinado alimento, que não costumam comer em casa.
Organização: Ao término da degustação, as crianças fazem parte também da organização do espaço utilizado e dos utensílios usados.
Registro: As receitas fazem parte de um livro culinário, auxiliando o desenvolvimento das crianças tanto na escrita quanto na leitura.
Conteúdos contemplados com esta atividade:
Português: Por meio de receitas e de rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.
Matemática: Compreende conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, etc).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Arte: Ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, completa e integra o trabalho.